Buscar
  • Sementes Cem

A educação musical como intermediadora da aprendizagem na formação infantil

Atualizado: 21 de Mar de 2019








Você sabia que as artes como a música melhoram a alfabetização das crianças? Mas não é apenas esse benefício que a educação musical de qualidade pode proporcionar para o seu filho.


A introdução da música na escola é um dos melhores meios de estimular o desenvolvimento dos alunos nos processos de ensino-aprendizagem.


Trabalhar com interpretações de textos das letras da música com correspondência ao projeto pedagógico da escola ou pela realização de oficinas musicais e instrumentalização com os alunos são desafios que colaboram para o desenvolvimento de múltiplas aptidões que rompem processos tradicionais e niveladores.


Por isso, é importante que os pais invistam em uma escola que tenha música na grade escolar. Quando o prazer pela música é estimulado desde cedo, ele pode ter um papel fundamental na educação infantil e no desenvolvimento de múltiplas aptidões e competências, como habilidades sócio-emocionais, linguísticas, espaciais, lógicas, criativas e também, musicais.


Pensando nisso, nós do SementesCem preparamos esse artigo para você com alguns dos benefícios que a música oferece para os alunos na escola durante o processo de aprendizagem. Confira!


A educação musical trabalha diversas características do aluno


Bem como outras disciplinas básicas, como o português ou a matemática, a música também proporciona o desenvolvimento do aluno em aspectos sociais e individuais.

A educação musical trabalha características psicomotoras, quando o trabalho é realizado com a ajuda de instrumentos. Ela também trabalha características cognitivas e linguísticas.


Além disso, a música também atua no desenvolvimento socioafetivo da criança, além de ajudar a desenvolver a sensibilidade, criatividade, concentração, ritmo, imaginação e memória. Fora isso, a criança aprende a ter prazer em escutar música.


A educação musical é uma maneira lúdica de ensinar as crianças


Tem dias que a criança não quer ir para a escola por nada. Uma boa forma de incentivá-la, é adotando a educação musical na grade curricular. Isso porque, a criança vai aprender coisas novas de forma lúdica, ao invés do mesmo blábláblá de todas as aulas.


É por conta disso que muitos professores gostam de ensinar algumas matérias com o auxílio de aulas mais alternativas ou canções adaptadas. Afinal, a música motiva a curiosidade, concentração e descontração. E essa forma de ensino, dificilmente, é ensinada no âmbito escolar.


Por conta disso, uma forma diferente de ensinar e beneficiar a criança é por meio da educação musical.


A educação musical é um momento de socialização

Esse é um dos grandes benefícios da educação musical. As aulas de música podem ser um ótimo momento para as crianças socializarem, dançarem, brincarem e se descontraírem.


Um bom plano de educação musical envolve metodologia de interação social

A aula acaba sendo um ótimo momento para se movimentar, uma vez que a criança dança e se diverte. Além disso, ela perde a vergonha e se entrega as canções juntamente com seus colegas de sala.


A música ajuda em outras disciplinas

Outro benefício da educação musical é que ela ajuda no aprendizado de outras disciplinas. Como a música aumenta a capacidade da memória e da concentração, é possível perceber uma maior facilidade de alfabetização em alunos que possuem aulas de música.


O desenvolvimento de textos e o raciocínio matemático também tende a ser melhorado. Isso acontece porque a música estimula uma parte do nosso cérebro que não é ativada quando estamos estudando disciplinas tradicionais.

Dessa forma, ela é importante para melhorar o desempenho e a disposição para aprender novas matérias.


A música proporciona contato com outras culturas

Sabemos que a música é universal e pode ser expressada de várias formas diferentes. Isso traz benefícios para as crianças, já que elas entram em contato com outras culturas e costumes de outros povos.


A proximidade com diferentes ritmos proporciona um intercâmbio cultural sem a necessidade de a criança sair do seu país de origem. Essa é uma forma de fazer a criança criar empatia por outros povos.


Agora você conhece os benefícios da educação musical de qualidade no processo de aprendizagem na escola. Não deixe de procurar uma escola que introduza a música nas aulas escolares para que questões tão importantes como a auto-expressão emocional, o lado criativo do seu filho tenha um desenvolvimento pleno e adequado.


#musicanasescolas #educacaomusicaldequalidade #desenvolvimentoinfantil

51 visualizações

ASA NORTE

CLN 213 Bloco D Sala 102

(Frente ao Parque Olhos D'água)

Brasília - DF

ÁGUAS CLARAS

Av. Castanheiras, 820, Salas 810/811

Edifício Big Center - Águas Claras

Brasília - DF

  • Whastapp Sementes Cem musicalizacao infa
  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • instagram
  • Spotify ícone social

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda-Sexta 9h-19h 

​Sábado 9h-13h

+5561999380380

© 2013 por SEMENTES CEM

E nos seres disponíveis, lançamos as sementes musicais em solo humano.  Ali atuam o tempo, o eu, o outro e o amor pela música." 

(Professora Me. Janaína Condessa)

Todo o conteúdo, texto, imagens e áudios são de propriedade intelectual do Sementes CEM estão registrados no INPI e Biblioteca Nacional e estão protegidos pelo Direito Autoral.